04/06/2012

Oficina 10

Para ver a pauta, clique sobre a figura.

 Depoimento de Patativa do Assaré quanto às suas práticas de leitura.

"Eu estudei só seis meses. Agora eu fui me valer do livro. Que não era o livro didático não. Eu não queria saber de categorias gramaticais não. Queria saber de outras coisas. Eu lia era revista, era livro, jornais. Eu queria era satisfazer minha curiosidade, não era ler gramaticalmente como vocês por aí não.
Neste globo terrestre
apresento os versos meus
porém eu só tive um mestre
e esse mestre é Deus
Foi a natureza mesmo. Muito curioso para saber as coisas, tudo o que eu lia eu gravava aqui na mente. Eu queria era ler as histórias, a vida da pátria e isso e aquilo, queria saber das coisas, não queria saber de livro de concordância e isso e aquilo. Agora, com essa prática de ler eu pude obter tudo, viu? Como se eu tivesse estudado, pegado livros didáticos, livros lá de colegas, essas coisas, viu?
Eu aprendi lendo. Com a prática de ler a gente vai descobrindo e sabe que nem pode dizer: tu sois e  nós é. Eu aprendi com a prática."
Feitosa, T. (Org.). Patativa do Assaré - digo e não peço segredo. São Paulo: Escrituras, 2003.

Nenhum comentário: