Esse blog tem como objetivo compartilhar o processo de desenvolvimento do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II de Língua Portuguesa do grupo de formação de professores das séries finais de Língua Portuguesa e supervisores das Unidades Escolares.
25/11/2011
Relembrando os Livros Estudados
a) Escrever um conceito importante ou uma citação significativa que represente cada livro.
TP1 - A intertextualidade é a presença, subjacente ao nosso texto, de outras vozes e outros textos, com os quais dialogamos o tempo todo, mesmo sem ter consciência disso. Neusa
As duas modalidades da língua - a oral e a escrita - são ingualmente importantes e apresentam ambas as possibilidades de uso, tanto do registro formal quanto do indormal e devem ser trabalhadas na escola no ponto de vista da locução e da interlocução. Assim, ouvir e falar, ler e escrever, devem ser atividades constantes na sala de aula.
A intertextualidade,presença de outras vozes em um texto produzido,ocorre toda vez que um texto que produzimos tem relação com algum outro que já tenhamos tido contato em outro momento. Ao escrevermos e citarmos em nossos escritos,fragmentos de outro texto,estamos utilizando a intertextualidade.
não é mais possível tornar como unidade básica em sala de aula, o ensino que decorre de uma análise de estratos: letras/fonêmas, sílabas, palavras, sintagmas, frase... ou seja, o estudo gramatical e pouco tem a ver com a competência discursiva. sendo assim a unidade básica do ensino só pode ser o texto, porque é por meio deles que interagimos e pensamos. Cláudia - Navarro Lins
TP1 – Linguagem e Cultura Aborda o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Será dividido em 4 unidades: Variantes lingüísticas: dialetos e registros; ”A língua é um sistema aberto, o que possibilita uma grande variedade de usos...” Variantes lingüistas: desfazendo equívocos; ”A norma culta é um dos dialetos da língua.Como norma-padrão é ensinada na escola, seu conhecimento ajudará o aluno ampliar sua competência lingüística...” O texto como centro das experiências no ensino da língua; ”O ensino-aprendizagem de qualquer língua deve dar-se com o uso de textos, porque é por meio deles que pensamos e interagimos...” A intertextualidade. ”A intertextualidade é a presença, subjacente ao nosso texto, de outras vozes e outros textos, com os quais dialogamos o tempo tod, mesmo sem ter consciência...”
Em relação ao TP1: "Texto é toda e qualquer unidade e informação no contexto da enunciação. Os textos para serem ompreendidos e produzidos necessitam do conhecimento do leitor\ouvinte sobre o conteúdo que falam, sobre a sociedade em que estão inseridos e sobre a língua em que são escritos\falados. o texto é um processo intelocutivo" Silvana Ravache
Gostei da p. 81 onde diz que a escola descuida das atividades orais. Considerando que a criança fala desde cedo,a escola desenvolve a escrita. Uma das funções da escola é ampliar a competência da criança no seu uso da língua, nas mais diversas situações de interação. Assim, deve-se proporcionar aos alunos a oportunidade de falar, nos contextos mais variados, bem como, desenvolver a escuta, que vai além do respeito ao locutor, pois envolve a capacidade de compreender, avaliar e responder adequadamente o que se ouve.Ouvir e falar, ler e escrver, devem ser atividades constantes na sala de aula. Miriam
TP1 A língua tem regularidades, um sistema a ser seguido. Mas, como é um sistema aberto, a língua oferece inúmeras possibilidades de variação de uso , que criam, junto com o contexto, interações sempre novas e irrepetíveis.
9 comentários:
TP1 -
A intertextualidade é a presença, subjacente ao nosso texto, de outras vozes e outros textos, com os quais dialogamos o tempo todo, mesmo sem ter consciência disso.
Neusa
Iniciando com uma visão ampla das variantes liguísticas, descobrindo e relembrando normas e usos da língua em nossa intereção com o cotidiano.
Marília
As duas modalidades da língua - a oral e a escrita - são ingualmente importantes e apresentam ambas as possibilidades de uso, tanto do registro formal quanto do indormal e devem ser trabalhadas na escola no ponto de vista da locução e da interlocução. Assim, ouvir e falar, ler e escrever, devem ser atividades constantes na sala de aula.
A intertextualidade,presença de outras vozes em um texto produzido,ocorre toda vez que um texto que produzimos tem relação com algum outro que já tenhamos tido contato em outro momento.
Ao escrevermos e citarmos em nossos escritos,fragmentos de outro texto,estamos utilizando a intertextualidade.
Trabalhar com textos em sala de aula, porque?
não é mais possível tornar como unidade básica em sala de aula, o ensino que decorre de uma análise de estratos: letras/fonêmas, sílabas, palavras, sintagmas, frase... ou seja, o estudo gramatical e pouco tem a ver com a competência discursiva. sendo assim a unidade básica do ensino só pode ser o texto, porque é por meio deles que interagimos e pensamos.
Cláudia - Navarro Lins
TP1 – Linguagem e Cultura
Aborda o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Será dividido em 4 unidades:
Variantes lingüísticas: dialetos e registros; ”A língua é um sistema aberto, o que possibilita uma grande variedade de usos...”
Variantes lingüistas: desfazendo equívocos; ”A norma culta é um dos dialetos da língua.Como norma-padrão é ensinada na escola, seu conhecimento ajudará o aluno ampliar sua competência lingüística...”
O texto como centro das experiências no ensino da língua; ”O ensino-aprendizagem de qualquer língua deve dar-se com o uso de textos, porque é por meio deles que pensamos e interagimos...”
A intertextualidade. ”A intertextualidade é a presença, subjacente ao nosso texto, de outras vozes e outros textos, com os quais dialogamos o tempo tod, mesmo sem ter consciência...”
Em relação ao TP1:
"Texto é toda e qualquer unidade e informação no contexto da enunciação.
Os textos para serem ompreendidos e produzidos necessitam do conhecimento do leitor\ouvinte sobre o conteúdo que falam, sobre a sociedade em que estão inseridos e sobre a língua em que são escritos\falados.
o texto é um processo intelocutivo"
Silvana Ravache
Gostei da p. 81 onde diz que a escola descuida das atividades orais. Considerando que a criança fala desde cedo,a escola desenvolve a escrita. Uma das funções da escola é ampliar a competência da criança no seu uso da língua, nas mais diversas situações de interação. Assim, deve-se proporcionar aos alunos a oportunidade de falar, nos contextos mais variados, bem como, desenvolver a escuta, que vai além do respeito ao locutor, pois envolve a capacidade de compreender, avaliar e responder adequadamente o que se ouve.Ouvir e falar, ler e escrver, devem ser atividades constantes na sala de aula.
Miriam
TP1
A língua tem regularidades, um sistema a ser seguido. Mas, como é um sistema aberto, a língua oferece inúmeras possibilidades de variação de uso , que criam, junto com o contexto, interações sempre novas e irrepetíveis.
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