25/11/2011

Relembrando os Livros Estudados

a) Escrever um conceito ou uma citação significativa que represente cada livro estudado.

TP2


Para escrever utilize o sistema de comentários.

13 comentários:

Anônimo disse...

A gramática é essencial para o ensino da língua o que privilegia o seu desenvolvimento e uso. Torna-se importante trabalhar a gramática normativa por meio da descrição e reflexão. Temos que inverter o papel e o tempo que vem tendo nas nossas aulas cada um dos tipos de ensino: produtivo, reflexivo e prescritivo.
Débora e Mari Celma

Anônimo disse...

É na análise linguística e literária que damos início e base para a nossa competência leitora-escritora.
Esclarecimentos sobre gramática. Muita reflexão e aprendizagem dando suporte e bagagem para continuarmos com as descobertas.
Marília

Neusa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neusa disse...

TP2-
O que dá sentido no ato de escrever é o sentimento de que a palavra vara espaços e séculos e permanece viva, encontrando eco na vida de alguém.
Neusa

Viviane Ribeiro disse...

A gramática descritiva e o ensino reflexivo têm de apoiar-se na gramática internaliada dos alunos: eles só podem efetivamente observar o que conhecem e dominam, como locutores ou interlocutores.

Claudia disse...

A gramática ainda traz muitas dúvidas para professores e alunos.Os professores tentam o melhor método para ensinar,enquanto os alunos buscam a melhor forma de aprender.Com o passar do tempo a "ditadura" da gramática foi,digamos que,rompida e houve uma flexibilização no seu ensino nas escolas brasileiras,porém ainda há muito o que caminhar para que seu ensino-aprendizagem aconteçam de maneira menos angustiante.

Akiko disse...

TP2 – Análise Lingüística e Análise Literária
”Através de hipóteses e dúvidas é que adquirimos inicialmente a linguagem.O processo de ensino-aprendizagem avança, por meio da chamada análise lingüística...”

Akiko disse...

TP2 – Análise Lingüística e Análise Literária
”Através de hipóteses e dúvidas é que adquirimos inicialmente a linguagem.O processo de ensino-aprendizagem avança, por meio da chamada análise lingüística...”

Akiko disse...

TP2 – Análise Lingüística e Análise Literária
”Através de hipóteses e dúvidas é que adquirimos inicialmente a linguagem. O processo de ensino-aprendizagem avança, por meio da chamada análise lingüística...”

Anônimo disse...

Em relação ao TP2:
"O ensino da gramática somente fará sentido para o aluno em contextos de uso.
Portanto o texto deve ser o centro de todo trabalho. Partindo do texto, não como pretexto, mas em situações significativas o aluno vai se apropriando das normas gramaticais.
No entanto é preciso uma intervenção atuante do professor, pois ninguém aprende apenas tendo contato com uma divesidade textual, é preciso um trabalho intenso de construção e reconstrução de significado."
Silvana Ravache

Claudya arte disse...

No trabalho com a linguagem, o professor precisa criar oportunidades diversas de uso da mesma, de modo que seus alunos possam se apropriar dos mais diferentes tipos de organização de frases, para que compreendam futuramente como se dá um texto...

Anônimo disse...

Este TP trata, entre outros assuntos, de três concepções de gramática: a internalizada (está no texto oral ou escrito de todos os falantes); a descritiva (seu ensino deve apoiar-se na internalizada, ampliando-se sempre, exigindo um trabalho de reflexão mais sistemático da língua) e a normativa (interesse voltado para as regras da norma culta, privilegiando a modalidade escrita e a linguagem literária).
Miriam

Telsa maria disse...

TP2
No ensino-aprendizagem da língua, é fundamental a consideração dessa gramática interna: o trabalho com a língua não só se realiza com o uso desse conjunto de regras que organiza as palavras.Por outro lado, essa gramática vai sendo ampliada, na medida em que o falante vai entrando em contato com novas situações de comunicação e diferentes usos da língua.