Esse blog tem como objetivo compartilhar o processo de desenvolvimento do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II de Língua Portuguesa do grupo de formação de professores das séries finais de Língua Portuguesa e supervisores das Unidades Escolares.
25/11/2011
Relembrando os Livros Estudados
a)Escrever um conceito ou uma citação significativa que represente cada livro estudado. TP3
TP3 - A sala de aula é um espeço privilegiado para tomada de consciência daquilo que entendemos como trabalho e, também, para reconhecermos como os diferentes usos que fazemos da língua materna realizam gêneros. Neusa
Texto como atuação social e como organização de informações - classificação de gêneros. Significados aprimorando o conhecimento e desmpenho linguístico.
A circulação de gêneros na escola deve ser muito variada para que seja possível articulá-la com a circulação de gêneros fora ea escola e das práticas escolares sejam as men os artificiais possíveis.
O estudo desse caderno para mim foi de grande importância,pois pude aprofundar meus conhecimentos acerca do trabalho com os diversos gêneros textuais. Também foi possível esclarecer suas propriedades e marcas,que os diferenciam,mas não os deixam menos importante entre si,no que tange à apropriação no trabalho pedagógico.
TP3 – Gêneros e tipos textuais Discute as questões ligadas à nova conceituação de gêneros dos textos e tipos de discursos. ”Gêneros textuais são maneiras de organizar as informações lingüísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação. Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que “aprendemos” a usar o código lingüístico: reconhecendo intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos...”
Em relação a TP3: "Neste estudo concluimos: O texto no centro do ensino aprendizagem. A aprendizagem da leitura e escrita não é algo que acontece de modo espontâneo, mas se constroi através de uma intervenção didática sistemática e planejada. Uma boa maneira de trabalhar com texto é a sequência didática do gênero textual." Silvana Ravache
O reconhecimento dos padrões de organização de textos, depende do que já assimilamos sobre o que seja uma biografia, uma receita, uma nota de compra, um bilhete, uma carta...
Este TP ampliou meus conhecimentos sobre poema, um gênero textual que os alunos não convivem frequentemente em suas práticas sociais. É difícil amar o que não se conhece! Por isso, o professor deve apresentar o gênero poético através de leituras interessantes e diversificadas, sem que haja o compromisso da "tarefa escolar". Miriam
TP3 Para usar uma imagem do fazemos quando produzimos um texto oral ou escrito, podemos dizer que,em cada propósito comunicativo, escolhemos a moldura, ou o quadro que julgamos mais adequado para aí elaborar nosso texto. por outro lado, cada tipo de moldura ressalta sequências tipológicas a ela mais afins.
9 comentários:
TP3 -
A sala de aula é um espeço privilegiado para tomada de consciência daquilo que entendemos como trabalho e, também, para reconhecermos como os diferentes usos que fazemos da língua materna realizam gêneros.
Neusa
Texto como atuação social e como organização de informações - classificação de gêneros.
Significados aprimorando o conhecimento e desmpenho linguístico.
Marília
A circulação de gêneros na escola deve ser muito variada para que seja possível articulá-la com a circulação de gêneros fora ea escola e das práticas escolares sejam as men os artificiais possíveis.
O estudo desse caderno para mim foi de grande importância,pois pude aprofundar meus conhecimentos acerca do trabalho com os diversos gêneros textuais.
Também foi possível esclarecer suas propriedades e marcas,que os diferenciam,mas não os deixam menos importante entre si,no que tange à apropriação no trabalho pedagógico.
TP3 – Gêneros e tipos textuais
Discute as questões ligadas à nova conceituação de gêneros dos textos e tipos de discursos.
”Gêneros textuais são maneiras de organizar as informações lingüísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação.
Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que “aprendemos” a usar o código lingüístico: reconhecendo intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos...”
Em relação a TP3:
"Neste estudo concluimos: O texto no centro do ensino aprendizagem.
A aprendizagem da leitura e escrita não é algo que acontece de modo espontâneo, mas se constroi através de uma intervenção didática sistemática e planejada.
Uma boa maneira de trabalhar com texto é a sequência didática do gênero textual."
Silvana Ravache
Gêneros textuais
O reconhecimento dos padrões de organização de textos, depende do que já assimilamos sobre o que seja uma biografia, uma receita, uma nota de compra, um bilhete, uma carta...
Este TP ampliou meus conhecimentos sobre poema, um gênero textual que os alunos não convivem frequentemente em suas práticas sociais. É difícil amar o que não se conhece! Por isso, o professor deve apresentar o gênero poético através de leituras interessantes e diversificadas, sem que haja o compromisso da "tarefa escolar".
Miriam
TP3
Para usar uma imagem do fazemos quando produzimos um texto oral ou escrito, podemos dizer que,em cada propósito comunicativo, escolhemos a moldura, ou o quadro que julgamos mais adequado para aí elaborar nosso texto. por outro lado, cada tipo de moldura ressalta sequências tipológicas a ela mais afins.
Postar um comentário