Esse blog tem como objetivo compartilhar o processo de desenvolvimento do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II de Língua Portuguesa do grupo de formação de professores das séries finais de Língua Portuguesa e supervisores das Unidades Escolares.
25/11/2011
Relembrando os Livros Estudados
a) Escrever um conceito ou citação significativa que represente cada livro estudado.
TP5 - Aprender a "ler" os sentidos implícitos de um texto é parte importante das habilidades de leitura que devemos ajudar os alunos a desenvolver para que se tornem bons leitores. Neusa
Relembrando coerência e coesão com variadas leituras para comprender, construir e reconstruir conceitos. Priorizando significados implícitos na leitura e produção de textos. Marília
A escolha dos elementos adequados para conectar as partes de um todo e orientar o desenvolvimento do tema de um texto é aspecto fundamental para a boa formação de um texto porque são eles que conferem unidade às ideias e constróem o mundo textual.
Os elementos linguísticos que obrigatoriamente devem fazer parte de um texto bem escrito,coerência e coesão,infelizmente não são tão óbvios para os alunos em idade escolar,por isso nos deparamos com o que chamamos de "textos mal escritos". A prática pedagógica deve ser voltada para o trabalho com gêneros diversos e muito bem focada na construção da autonomia escritora.
TP5 – Estilo, Coerência e Coesão Unidades desenvolvidas cujos temas são: Estilística, Coesão, Coerências e as Relações lógicas nos textos. ”É pela coerência textual que se vê e se faz a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto...”
Em relação ao TP5: "Em suma, é pela coerência textual que se vê - e se faz - a diferença entre um mero amontoado de palavrs e um texto.(pág. 105). A coerência pode ser considerada a possibilidade de atribuir continuidade de sentidos a um texto...Pela coerência um texto faz sentido para seus leitores e ou ouvintes. (pág 119) Um texto tem coesão quando apresenta marcas de como devemos ligar uma idéia a outra.(pág. 122) Coerência: elementos externos ao texto. Coesão: elementos internos no texto A coerência estabelece a harmonia do texto com o mundo exterior; a coesão é uma construção harmoniosa entre as relações de sentido internas ao texto.(pág. 185) Silvana Ravache
Para que o aluno produza um texto coerente, é necessário trabalhar a partir de gêneros repertoriando muito. Quanto maior for a informação do leitor a respeito do tema, maior sua prontidão para interpretar e produzir com coerência textual.
A coerência e a coesão em um texto dão uma unidade de sentido. A coesão é responsável pela ligação das ideias, sendo uma construção harmoniosa entre as relações de sentido internas ao texto. A coerência estabelece a harmonia do texto com o mundo exterior. Miriam
TP5 A escolha dos elementos adequados para conectar as partes de um todo e orientar o desenvolvimento do tema de um texto é aspecto fundamental para a boa formação de um texto porque são eles que conferem unidade às idéias que constróem o mundo textual.
TP5 A escolha dos elementos adequados para conectar as partes de um todo e orientar o desenvolvimento do tema de um texto é aspecto fundamental para a boa formação de um texto porque são eles que conferem unidade às idéias que constróem o mundo textual.
10 comentários:
TP5 -
Aprender a "ler" os sentidos implícitos de um texto é parte importante das habilidades de leitura que devemos ajudar os alunos a desenvolver para que se tornem bons leitores.
Neusa
Relembrando coerência e coesão com variadas leituras para comprender, construir e reconstruir conceitos. Priorizando significados implícitos na leitura e produção de textos.
Marília
A escolha dos elementos adequados para conectar as partes de um todo e orientar o desenvolvimento do tema de um texto é aspecto fundamental para a boa formação de um texto porque são eles que conferem unidade às ideias e constróem o mundo textual.
Os elementos linguísticos que obrigatoriamente devem fazer parte de um texto bem escrito,coerência e coesão,infelizmente não são tão óbvios para os alunos em idade escolar,por isso nos deparamos com o que chamamos de "textos mal escritos".
A prática pedagógica deve ser voltada para o trabalho com gêneros diversos e muito bem focada na construção da autonomia escritora.
TP5 – Estilo, Coerência e Coesão
Unidades desenvolvidas cujos temas são: Estilística, Coesão, Coerências e as Relações lógicas nos textos.
”É pela coerência textual que se vê e se faz a diferença entre um mero amontoado de palavras e um texto...”
Em relação ao TP5:
"Em suma, é pela coerência textual que se vê - e se faz - a diferença entre um mero amontoado de palavrs e um texto.(pág. 105).
A coerência pode ser considerada a possibilidade de atribuir continuidade de sentidos a um texto...Pela coerência um texto faz sentido para seus leitores e ou ouvintes. (pág 119)
Um texto tem coesão quando apresenta marcas de como devemos ligar uma idéia a outra.(pág. 122)
Coerência: elementos externos ao texto.
Coesão: elementos internos no texto
A coerência estabelece a harmonia do texto com o mundo exterior; a coesão é uma construção harmoniosa entre as relações de sentido internas ao texto.(pág. 185)
Silvana Ravache
Para que o aluno produza um texto coerente, é necessário trabalhar a partir de gêneros repertoriando muito. Quanto maior for a informação do leitor a respeito do tema, maior sua prontidão para interpretar e produzir com coerência textual.
A coerência e a coesão em um texto dão uma unidade de sentido. A coesão é responsável pela ligação das ideias, sendo uma construção harmoniosa entre as relações de sentido internas ao texto. A coerência estabelece a harmonia do texto com o mundo exterior.
Miriam
TP5
A escolha dos elementos adequados para conectar as partes de um todo e orientar o desenvolvimento do tema de um texto é aspecto fundamental para a boa formação de um texto porque são eles que conferem unidade às idéias que constróem o mundo textual.
TP5
A escolha dos elementos adequados para conectar as partes de um todo e orientar o desenvolvimento do tema de um texto é aspecto fundamental para a boa formação de um texto porque são eles que conferem unidade às idéias que constróem o mundo textual.
Postar um comentário